Inbound Marketing, o Guia Completo! Aumente suas Vendas

Por 11 de Fevereiro de 2018Marketing

Nesse artigo vamos explicar o que é o inbound marketing e como essa metdologia pode te ajudar a aumentar as vendas da sua empresa, transformando seus clientes em fãs.

O processo de venda é como um relacionamento, você não pede uma pessoa em casamento no primeiro encontro não é mesmo? O inbound marketing, que também é conhecido no brasil como marketing de atração, consiste nesse relacionamento, É um processo um pouco mais demorado, porém muito mais qualificado do que do outbound marketing (marketing tradicional), em que muitas vezes as empresas cuspiam informação em seus clientes.  No inbound marketing, você primeiro se apresenta, oferece conteúdos gratuitos que geram valor para seu cliente, conquista sua confiança através de autoridade e legitimidade e só no final desse processo é que você irá efetuar uma venda pra ele, só que ao invés de um cliente, são grandes as chances de você ter conquistado um fã da sua marca, que além de comprar de você no momento, irá estabelecer um relacionamento de longo prazo com você, efetuando novas compras, além de recomendá-lo para toda sua rede de contatos, o que é de extrema importância para o crescimento de qualquer negócio de sucesso, seja online ou off-line. Em suma, no inbound marketing é o cliente que procura a empresa, e não o contrário.

Atrair

A primeira etapa de todo processo de marketing, seja ele inbound ou outbound, é entender seu público, o que é relevante para ele, como mantê-lo engajado, para oferecer conteúdo específico de acordo com seus desejos e necessidades. Sem isso, nenhuma metodologia irá surtir efeito posteriormente a sua aplicação.

Algumas das melhores formas de entender seu público é através de pesquisa de mercado e pelo uso de ferramentas de monitoramento em geral, compreendendo o seu público de forma mais ampla, como ele se relaciona, o que ele gosta e por outro lado entender o que deu resultado ou não para alinhar ás suas estratégias, pois como Peter Drucker, pai da Administração diz, você não consegue gerenciar aquilo que você não consegue medir.

A partir do momento que você sabe o que seu público procura, você irá buscar oferecer conteúdos relevantes pra ele, o que siginifica conteúdos que possam solucionar um problema que ele enfrenta no dia a dia e que ele tem interesse em saber, através de blogs, podcasts, vídeo, ebooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Esse processo é chamado de Atração, em que você atraiu visitante para sua empresa.

Converter

A partir do momento em que você conseguiu atrair seu público, a segunda etapa consiste na Conversão, em que você transforma esse visitante em lead (cliente potencial) para a empresa, pois não adianta nada você ter milhares de visitantes e não conseguir convertê-los em um possível cliente. Essa conversão pode ser efetuada através de alguma oferta que você oferece para seu lead, um conteúdo gratuito, um ebook, uma solicitação de orçamento, ou seja, você deve avançar no processo de compra mantendo um relacionamento com cliente através de seu posicionamento como referência no assunto.

Nem todos os clientes potenciais que você atrair estarão no momento da compra, por isso é importante manter o processo de se relacionar com seu lead, através de ferramentas como CRM e Email, mostrando que você está realmente preocupado com ele, mesmo ele não tendo efetuado o processo de compra com você ainda. Com isso, você terá um lead preparado para dar o próximo passo, o Fechamento, que é quando ele efetivamente compra de você.

Relacionar e Conquistar

Como todo processo, uma das partes mais importantes de todo processo é a análise e monitoramento. A partir do momento em que o cliente efetuou a compra é essencial que você continue monitorando e atendendo as necessidades pós- compra dele, realizando pesquisas de satisfação, conteúdos personalizados de acordo com o que ele comprou, oferecer eventos, e monitorar cada ação do consumidor pós compra, utilizando ferramentas de web analytics. Essa fase é chamada de conquista, em que os clientes irão por si só promover seu negócio.

Portanto, as 5 melhores práticas de inbound que você pode adotar na sua empresa a partir de agora são:

  1. Defina seu Público-Alvo, crie uma persona pra sua empresa
  2. Construa uma jornada de compra.
  3. Crie conteúdo relevante
  4. Promova seu conteúdo

Com dissemos no início, faça isso e você não terá apenas clientes, mas sim promotores do seu negócio, expandindo cada vez mais a sua marca.

Luan Noé

Autor Luan Noé

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